segunda-feira, 19 de maio de 2008

Alma Brilhante

Por Eliza Brito
Imagem: Divulgação

"Everyone can cook". É com esse lema que o ratinho Remy supera os limites do racional e impressiona a gastronomia francesa no desenho animado Ratatouille, da Walt Disney. Sensível e divertida, a animação encanta ainda mais os que compartilham com Remy do amor aos sabores e aromas.

Junto ao desajeitado e humilde Linguini - jovem francês que chega a um dos mais famosos restaurantes de Paris para trabalhar como faxineiro - Remy coloca em prática todo o seu talento culinário e ajuda a reerguer o restaurante. Durante o processo, ele aprende a lutar pelos seus sonhos e nós aprendemos que alma não tem raça, nem muito menos espécie.

O filme é também uma apologia à culinária francesa em detrimento dos "fast-food". Falando para criança, coisa de gente grande, vamos dizer assim. O problema é que depois de assistir a animação você vai morrer de vontade de se deliciar com a culinária francesa. Também vale tentar o Ratatoullie, receita do século XVIII, que parece fácil de fazer.
.
Para quem se atreve:
.
Ingredientes:
2 berinjelas em cubos médios
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca a gosto
6 colheres de sopa de azeite
2 cebolas em pétalas
2 pimentões vermelhos em cubos médios
2 pimentões verdes em cubos médios
3 abobrinhas em cubos médios
2 dentes de alho amassados
200g de tomate sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de manjericão
2 colheres de sopa de salsinha
30 ml de vinho branco
.
Modo de Preparo:
Refogue a berinjela em uma frigideira com uma colher de azeite até ficar ligeiramente dourada e reserve. Repita o procedimento com os outros ingredientes na seguinte ordem: cebola, abobrinha, pimentão vermelho e pimentão verde. Conforme for retirando um por um, vá reservando todos no mesmo recipiente da berinjela. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite, acrescente o alho e, quando começar a dourar, acrescente o vinho e raspe o fundo da panela com uma colher. Coloque todos os vegetais reservados de volta na panela, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o tomate e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire do fogo e misture a salsinha e o manjericão. Sirva quente ou frio.

Nenhum comentário: