segunda-feira, 26 de maio de 2008

Andanças gastronômicas pela terra da rainha

O Cacimba de Letras agora também é internacional! O nosso enviado especial Leonardo Parnes, publicitário, primeiro vai nos matar de inveja com as delícias "undergrounds" de Londres. Confira no texto a seguir tudo o que os mercados londrinos têm de maravilhoso a oferecer. E bom apetite a todos!
.
Na cidade da rainha, para comer como rei não precisa ter o dinheiro deles
Por Leonardo Parnes
.
Primeiro queria dizer que é um prazer escrever para esse blog por dois motivos: primeiro porque conheço Eliza dos tempos em que a única coisa que ela tomava era mamadeira (bom, deve ser mentira, mas a gente se conhece desde pequeninho) e segundo porque a qualidade do conteúdo aqui é sem dúvida espetacular. O trabalho que eles vem desenvolvendo enche os olhos de qualquer um que aprecie a boa comida e só não nos deixa de boca aberta porque seria falta de educação comer assim.

Nesse primeiro post resolvi contar um pouco da viagem gastronômica por Londres, contar como na terra da rainha se come como um rei por um preço bem “low coast”. Começo pelo maravilhoso Borough Market, um mercado, como o da Encruzilhada, só que muito maior, mais organizado e, principalmente, bem mais limpo! Sabe aqueles filmes onde o personagem principal é um cozinheiro? Se ele morasse em Londres, com certeza compraria os produtos nesse mercado. Você poderia passar o dia ali experimentando o melhor da culinária do mundo todo, mas eu destacaria o melhor hambúrguer que já comi na minha vida. Carne fresca preparada na hora, queijo derretido pelo calor do hambúrguer e molho (vários) à vontade. Custa 3,50 libras e vale cada centavo. Tem gosto para tudo, mas esse hambúrguer é sensacional!

Como não podia deixar de ser, aí vai uma dica para os brasileiros que visitarão Londres ou moram por lá: lugares de comida brasileira têm aos montes, muito mesmos, mas depois de um ano sem comer uma coxinha e tomar um bom guaraná Antártica esse lugar foi genial. Uma barraquinha com uma senhora igualzinha aquelas tias que ficavam na frente da escola. A coxinha é deliciosa, quentinha, barata. Pena que não rolou um desconto pela nacionalidade, mas nem tudo é perfeito. O valor do pacote guaraná mais coxinha saiu por 2,50 libras. E a barraquinha fica no Sunday up Market, e espero não precisar dizer que só abre aos domingos. Além da comida, o Sunday up e o mercado de Spitalfields valem para uma visita. Os dois lugares têm a maior efervescência criativa do mundo da moda, com barraquinhas vendendo roupas de novos estilistas que serão sucesso em um ou dois anos.

Bom, deixo essas dicas para os que querem conhecer Londres gastronomicamente, fugindo do Peixe com batatas, que para mim não tem nada de especial. E espero logo logo trazer novidades de Lisboa, Porto, Paris, Roma e, claro, Barcelona. Obrigado pelos três segundos de atenção!

Para saber mais:

Borough Market

Sunday up Market

Spitalfields

Um comentário:

Anônimo disse...

Sucesso para o novo escritor e apreciador da boa comida!
:*