sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Alexandre Dumas no mundo da gastronomia

Por Lucas Lima
Imagem: Divulgação

Quando ganhei o Grande Dicionário de Culinária, escrito por Alexandre Dumas, pensei: o que o criador de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo tem a ver com gastronomia? A resposta estava na apresentação do livro: sem dinheiro após gastar tudo em empreendimentos fracassados, decidiu copilar os verbetes, crônicas e receitas gastronômicas em um grande livro. Assim surgiu o dicionário.

Se o que você está procurando é um dicionário comum, com verbete e explicação rápida, pode procurar por outro. Dumas prefere, além de explicar alguns termos [talvez a maioria], contar sua história, fazendo um apanhado apurado sobre o início da coisa até o momento no qual estava. Sobre vinho mesmo são 21 páginas - e olhe que o livro é praticamente do tamanho de um papel A4. Pode parecer pesado, mas não é. Sem falar que ele acaba convergindo também para suas histórias pessoais, o que dá um sabor especial à leitura.

Por vezes, o autor derrapa nas explicações. Cheguei a ler um verbete e saber tudo sobre ele, mesmo o real significado da palavra. Tive que ir a outro dicionário, daqueles tradicionais, e desvendar o mistério. Mas a gente revela. Porque não é qualquer um que escreve um dicionário com cara de livro de crônicas gastronômicas.

Nenhum comentário: