sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cordel da gastronomia

Por Lucas Lima
Imagem: Divulgação

Os cordéis são facilmente encontrados nas feiras livres pernambucanas. Sempre baratos e com histórias atuais e engraçadas a contar. Pode até parecer coisa do passado, mas continua totalmente em voga. Sei que há até uma União de Cordelistas que reúne os amantes da arte para declamar, participar de concursos...

A peleja do alecrim com o coentro e outros causos culinários: receitas e cordel não é achado nas feiras e nem é tão baratinho assim [em média, R$ 23,90]. Mas também é um delícia de se ler. Trata-se de livro com vários versos de cordel, cada um com um tema que precede receitas do mesmo universo abordado anteriormente. O trabalho leva a assinatura da escritora Tatiana Damberg, gaúcha, com moradia paulista e amor pelo mundo da gastronomia – edita, inclusive, o site Mixirica e produziu as receitas do livro Papel Manteiga para Embrulhar Segredos.

Os sabores inclusos no material são os que remetem à região Nordeste, como moqueca de siri, baião de dois, bolo de rolo e doce de jerimum. Atenção também com os detalhes sugeridos para que ninguém derrape na hora da labuta culinária.

Para atiçar a curiosidade, segue abaixo um pouco do tempero de A peleja...:

“Da mais bela tapioca
se extrai a boa goma
para fazer tapioca
de todo gosto e aroma.
Com recheios tão diversos
que merecem muitos versos
até em outro idioma”.

Nenhum comentário: