quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Doce Uruguai

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras

Nem preciso enfatizar como gosto de doce. E toda mulher sabe como as formiguinhas ficam no período que antecede a menstruação - praticamente assassinando por um chocolate. Pois bem, minhas andanças uruguaias corresponderam a esse momento crucial que se repete todo mês. Sorte que o país sabe mesmo o valor do açúcar!
.

O alfajor de lá é maravilhoso, mas não é mesmo apenas da delícia que vivem os gaúchos de língua espanhola. Os helados (sorvetes) podem ser encontrados em qualquer esquina, mas nem valem muito a pena. Agora o doce de leite deles é irresistível! Como o mais legal é descobrir as coisas típicas, quem passar por lá deve provar o postre chaja [foto 1], uma torta típica que leva creme e damasco. É de esquecer do chocolate! E se possível, passar no mercado do porto e comer o helado de Noccialatto Gianduia [foto 2], que não tem descrição.

Para quem não se imagina provando um gazpacho, sopa gelada típica da Espanha, vale tentar o gazpacho de frutos rojos com helado de mascarpone [foto 3] - que é uma calda de frutas vermelhas com sorvete de mascarpone - eu me surpreendi com o agradável sabor, quem sabe não acontece o mesmo com você?

Nenhum comentário: