segunda-feira, 3 de maio de 2010

Suiça brasileira

Por Eliza Brito

Aventureira no Alpen Park

Sempre tive vontade de conhecer Gramado e Canela! Pensava na última como uma cidade aromática, talvez por causa do nome. E achava que Gramado era como a Suíça, com casinhas bem cuidadas e de mesma arquitetura. Foi tudo diferente, mas gostei muito do lugar. E como esse blog é sobre gastronomia, vou me ater aos detalhes culinários desses destinos sulistas.

Swiss Cottage

No meu primeiro dia, sai do aeroporto fazendo compras, já que você passa em Igrejinha no caminho de Porto Alegre para Gramado e por lá é possível encontrar couro ainda mais barato. Depois de me aventurar no Alpen Parque (fiz até tirolesa) e visitar o museu de cera, resolvi me preparar para o primeiro jantar da viagem. Escolhi um restaurante suíço, o Swiss Cottage, e fui conferir a famosa seqüência de fondue, que significa um rodízio com direito a fondue de queijo, carne e chocolate.

Foundue de carne

Adorei o fondue de queijo! Os acompanhamentos, além do tradicional pão, são batata, brócolis e cenoura. O queijo envolve a porção sem perder o gosto ou ficar “pregento”. Depois degustei a carne. Por lá não se usa óleo, e sim uma chapa de pedra na qual se coloca sal e se grelha a carne. São 15 opções de molho, entre os mais tradicionais, como rosé e tártaro e os mais exóticos, como maçã com nozes e farofa gaúcha. Para finalizar, as muitas frutas com chocolate. E tudo sai por R$ 50 por pessoa. Para acompanhar, escolhi o vinho tinto Angheben 2005, da cidade de Encruzilhada do Sul, que me pareceu muito ácido.

A sobremesa

A primeira experiência gastronômica foi mais do que satisfatória, mas eu sabia que ainda haveria outras delícias pela frente. E sobre elas eu “falo” depois.


Serviço
Avenida das Hortências, 849 – Gramado / RS
Fone: (84) 3286.2265
Aceita Visa e Máster

Nenhum comentário: