quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aula de enologia no sertão

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras


Petrolina, Juazeiro...


O último dia da viagem foi para sentir aquele gostinho de quero mais. Logo cedo, depois do café da manhã, fizemos o check out no hotel e partimos para a vitivinícola Santa Maria, da empresa Rio Sol. No caminho, passamos pela ponte que liga Petrolina a Juazeiro e pela catedral de pedras, em Petrolina. Percorremos parte da vinícola (que já foi o local onde era produzido o vinagre minhoto) de ônibus e paramos na parte das videiras. A aula de enologia foi a melhor experiência da viagem.

Entre os parreirais

João Santos, proprietário da Rio Sol, explicou como funciona o sistema de manejo, no qual a tecnologia é utilizada para que se tenham diferentes momentos de colheita na mesma época do ano. Vimos, em uma mesma vinícola, uvas já amadurecendo, quase prontas para a colheita, uvas verdes e parreirais sem uvas, isso só é possível porque o plantio é de manejo. E por isso, também, que o nosso sertão é o único lugar do mundo a contar com duas safras por ano.

João Santos e a aula de enologia

Conhecemos todo o processo de produção do vinho e finalizamos a visita nas barricas de envelhecimento do vinho. Mas o passeio não acabou por ai. Depois de tudo ainda fomos convidados a almoçar na fazenda da vinícola.  

Com os sommeliers Emanuel Melo, Marcos Levi e o empresário João Santos

Para começar, espumante, e para completar, almoço harmonizado com os vinhos da Rio Sol. No "cardápio": bode, galinha guisada, feijão, farofa, batata e salada, uma fartura de quantidade e sabor. Não deu tempo de tomar banho nas águas do São Francisco, provavelmente porque precisarei voltar pelas bandas de lá, já que valeu a pena cada minuto do turismo enogastronômico no sertão nordestino.

Comida de fazenda

Serviço
Fazenda Planaltino, Rodovia PE 574, Km 8, Estrada da Uva e do Vinho, S/N - Lagoa Grande/PE
Fone: (87) 3869.9410

      

Um comentário:

Luciana Maia Galvão disse...

Realmente,essa viagem é maravilhosa..
Experiência sensacional pra quem gosta de vinhos.Local agradável,organização impecável,local perfeito e comidinhas deliciosas . Vale a visita.