terça-feira, 14 de maio de 2013

Molho barbecue com costelinha

Por Lucas Lima
Imagem: Cacimba de Letras


Outro dia, inventei de preparar molho barbecue, para comer com uma costelinha defumada. A primeira reação de um amigo foi: compra o molho pronto e vai ser feliz! Mas como estou na tentativa de aprender algo além do arroz e macarrão, lá fui eu. Sabe quando algo vira meio que uma terapia? Pronto. Estou cultivando logo duas: academia e cozinha. Dá ainda para acrescentar outras duas: música e leitura.

Bom, o molho barbecue é bem fácil de ser preparado. A receita: 80 g de açúcar mascavo, 02 dentes de alho espremidos, 80 g de mostarda amarela (tipo americana), 80 ml de molho inglês e 150 ml de molho de tomate. O primeiro a ser feito é derreter o açúcar, acrescentando uma gotinha de água e sempre mexendo – não se esqueça disso! Na minha agonia, deixei queimar e desandou tudo. Precisei refazer para que a coisa desse certo - com o auxílio da convidada da noite.

Voltando: derretido o açúcar, acrescentar o alho e, em seguida, molho inglês, molho de tomate e a mostarda. Fique mexendo até ficar uniforme. E pronto! Comi com costela defumada: passei rapidamente no fogo e pronto! É jogar o molho em cima e aproveitar. Ah, dá, mais ou menos, para umas quatro costelas.

Para acompanhar, ainda fiz essa receita de purê de maça, facinha também. Nesta fase de sair pouco, tem sido reconfortante aproveitar os meus próprios temperos!

Nenhum comentário: