sexta-feira, 17 de maio de 2013

Risoto de charque com jerimum


Por Lucas Lima
Imagem: Cacimba de Letras


Adoro risoto (vide aqui e aqui). Prato relativamente fácil de ser preparado e dá para fazer de mil formas. É só deixar a imaginação fluir. Dia desses, precisava preparar um jantar especial e lá fui eu pensar. Em uma conversa com a minha “mentora”, eu disse que queria preparar um risoto com charque, e ela sugeriu usar a carne com jerimum. Acaba ficando um prato bem regional, né! E confesso que já tô pegando a manha nessas empreitadas com o uso do arroz arbóreo – essa foi a terceira vez.

Fiz uma quantidade que dava para três pessoas facilmente. Uma xícara, mais outro ¼, de arroz, cerca de 300 g de charque e 400 g de jerimum. Coloquei a charque e o jerimum na panela de pressão, com água, e, 15 minutos depois dela começar a apitar, retirei. A carne fica fácil de desfiar e o jerimum vai estar molinho, molinho.

Acrescentei umas verdurinhas e temperos na água do cozimento acima para usar como caldo. Mas como pegou muito o sal da charque, usei apenas duas conchas no preparo do risoto. Dourei cebola, acrescentei alho, coloquei o arroz e fui acrescentando concha por concha de caldo/água, sempre mexendo. Ficou ótimo, modéstia à parte.

Para acompanhar, ainda no clima regional, uma caninha envelhecida, daquelas que nossos pais deixam no congelador. No mais, é aproveitar a noite!

Nenhum comentário: