terça-feira, 11 de junho de 2013

A berinjela

Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras / Reprodução


Lembro, quando ainda era criança, que meu pai decidiu cultivar uma mini-horta. Morávamos no interior, casa grande, com jardim bem no centro dela, um beija-flor que sempre fazia umas visitas e dois cachorros correndo por lá. Área externa espaçosa também, com pé de acerola, banana, maracujá. Por pouco tempo, tomate, cenoura, algumas folhas e berinjela saíram do quintal direto para a nossa mesa. A berinjela, entre todas, era a única que  não passava no meu prato. E foi assim durante muito tempo, até eu me apaixonar por ela, definitivamente, há uns dois anos.

O vegetal é originário da Índia, tem cor roxa e formato ovalado e roliço, além de ser comprida. Na hora de comprar, é bom verificar se a polpa está consistente e a casca com brilho. Segundo meu dicionário gastronômico, é bom deixá-la na água e sal para amenizar o sabor meio amargo. E é bom saber que ela é rica em vitaminas B e C, boa fonte proteica e de potássio, ajuda a combater colesterol alto e radicais livres, além de ter uma média de 17 calorias por 100 g do alimento.

No último domingo, chegando da corrida/caminhada na Jaqueira (10 km, com um pouco de chuva), achei berinjelas na geladeira e fui no Google saber o que poderia ser o meu jantar. A escolha mais rápida e prática que apareceu foi a berinjela à marguerita:


02 berinjelas cortadas em rodelas de 2 cm
¼ de xícara de chá de shoyo
04 tomates sem pele e sem sementes picados
200 g de mussarela ralada grossa (usei queijo coalho)
½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas
Sal e folhas de manjericão a gosto

Preparei apenas metade da receita – e excluí a azeitona, por ser relativamente calórica (110 calorias, dez unidades). O preparo é o seguinte: leva a berinjela ao forno, regando com o shoyo e metade do azeite. Cubra com papel laminado e deixe cerca de 30 minutos no forno. Enquanto isso, misture o tomate, mussarela, manjericão, azeitona e sal – como disse, retirei a azeitona e acrescentei um pouco de cebola bem picada. Quando retirar a berinjela, coloque sobre cada pedaço uma porção da mistura com o tomate. Regue com o restante do azeite e leve de volta ao forno, até que o quejo derreta. Fim. Serve como aperitivo e, no meu caso, como jantarzinho pós-exercício. Ainda fiz um suco de uva com melancia para complementar. 

Nenhum comentário: