quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Histórias e receitas da maternidade

Por Lucas Lima
Imagem: Jana Magalhães/Reprodução

Três motivos de felicidade em um só livro. A panela amarela de Alice: memórias de cozinha e maternidade foi o último achado da editora Memória Visual que encontrei na Cultura. Já tinha duas outras publicações da empresa na prateleira e não consegui deixar de comprar mais uma. Adoro o formato dos trabalhos, as capas são sempre bonitas e diferentes e as histórias com gosto de melhor do mundo.

O livro é da escritora e gastrônoma [por vocação] Tatiana Damberg, autora de A peleja do alecrim com o coentro, das receitas de Papel Manteiga e do site Mixirica. Desta vez, ela escreveu sobre o universo que é ser mãe pela primeira vez, dos possíveis ingredientes para criar papinhas e das mil e uma receitas que podem ser feitas com a tal da banana – fruta odiada por mim e que ela precisou aprender a conviver por causa de Alice.

O que mais gostei neste livro é a forma espontânea e carinhosa da autora se expressar. Sabe quando você sente que as palavras são temperadas com dedicação e amor? Pronto, é exatamente isso. Além das dicas para os pimpolhos, Tatiana ainda dá sugestões de comidas para a família – e para os bebês que acabam de crescer, como a sua Alice. Trabalho ideal para as grávidas de plantão e para os curiosos sobre o assunto.

Ah, ótima também a capa com ilustração da fantástica Jana Magalhães.

Nenhum comentário: